Farias Brito recebe certificação do Ministério da Saúde por estimular o aleitamento materno

Saúde - Data: 19 de abril de 2017

Desde 2015, a cidade de Farias Brito há 57 quilômetros de Juazeiro do Norte, vem sendo referência quando o assunto é atenção a saúde das crianças. Todas as nove Equipes de Saúde da família do município realizam ações do Programa Amamenta e Alimenta Brasil, do Ministério da Saúde. A iniciativa visa através de diversas ações, estimular o aleitamento materno e a alimentação saudável para as populações de diversos municípios brasileiros.

E em solenidade realizada na tarde desta terça-feira,18, no Auditório do CSU (Centro Social Urbano), o prefeito de Farias Brito, Zé Maria (PC do B) comemorou certificação do município no programa, outorgado pelo ministério da Saúde. Na oportunidade a atividade reuniu políticos e profissionais das áreas da saúde e Assistência Social do município para celebrar a conquista do reconhecimento.

O prefeito Zé Maria, destacou que apenas sessenta e seis equipes de saúde da família do país foram certificadas pelo ministério da saúde, e o município de Farias Brito tem nove equipes de Saúde da Família certificadas. “Hoje é apenas uma solenidade em que o ministério veio reconhecer essa atividade na saúde pública do município de que nós temos feito um trabalho de incentivo a amamentação e alimentação saudável”, comentou.

O gestor explica ainda, que a certificação não gera benefícios financeiros, mas “crianças saudáveis”, acarretando bons índices de saúde no município. Ele destaca que a atividade é continuada e não se trata apenas de um programa de governo, a prática tornou-se uma política municipal de incentivo a amamentação saudável.

A agente comunitária de Saúde, Lindete Alves Silva, 31 anos, tem dois filhos, um com dois anos e a casual estar, apenas onze meses de idade e ainda se alimenta do leite materno. Ela conta que as atividades realizadas em conjunto pelas Secretárias de saúde de Assistência Social, como oficinas, palestras e o acompanhamento pela equipe de Saúde da Família tem contribuído para um maior cuidado com a alimentação dos filhos. “Eu participei de oficinas, de palestras e vi como é importante o aleitamento, quanto mais saúde a criança tiver, mais ela vai se desenvolver e tem menos riscos de adoecer”. Conta.

A Secretária Saúde de Farias Brito, Sheila Martins, disse está extremamente grata pelo reconhecimento pelo ministério da saúde, ela destaca que é uma forma de reconhecimento do trabalho realizado pelas equipes de saúde da Família.

O Ex-prefeito do município, Vandevelder Francelino, prestigiou o evento expressou sua alegria ao ver a cidade certificada “ Me sinto feliz não como prefeito, mas como cidadão Fariasbritense, porque tudo começa na infância, se nós temos uma infância saudável, feliz, nós teremos cidadãos felizes e saudáveis no futuro”, disse.

Vandevelder   destacou ainda que todos os esforços feitos pela sua administração, quando o projeto foi implantado na cidade, culminando com essa certificação, assim mostra, segundo o ex-gestor, mostra que é possível e consegue-se realizar boas ações com responsabilidade na área da saúde em municípios pequenos como Farias Brito.

Fonte: Site Miséria