Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Exposição Gigantes do Kariri

Cultura, Esporte e Juventude - Data: 9 de outubro de 2018


A Biblioteca Municipal Francisco Matias de Sousa – O Maninho, que completa 35 anos de fundação comemora esse marco, o primeiro equipamento Cultural do Município antes mesmo da fundação da Secretaria de Cultura, com a Abertura da exposição itinerante denominada Gigantes do Kariri: Um voo pela Paleoarte do artista Francisco dos Santos, com a curadoria de Edvânia Martins. Parceiro do Geopark Araripe e da Universidade Regional do Cariri, a exposição retrata os répteis que habitavam a região do Cariri há milhões de anos. A exposição ficará exposta por dois meses na sede da Biblioteca, com data de abertura no dia 01 de novembro. A partir de uma pesquisa de dois anos, com o professor paleontólogo da URCA, Álamo Feitosa, foram escolhidos alguns dos dinossauros e répteis para serem representados artisticamente. Segundo a curadora, Edvânia Martins “O diálogo da ciência com o artista se resume na exposição.”

Para Francisco a representação dos répteis é de imensa importância para as pessoas conhecerem o que aconteceu na região do Cariri, onde habitavam muitas espécies de pterossauros e que hoje se configuram em fósseis. “O paleoartista tem essa função de aproximar a arte dentro de um padrão científico”, diz.

Algumas das peças foram feitas a cerca de dois anos, montadas com silicone, resina e fibra de vidro, além das tintas coloridas para o acabamento.