Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

CAMINHOS MUSICAIS GUANABARA

Cultura, Esporte e Juventude - Data: 21 de agosto de 2017


O Governo Municipal de Farias Brito, a Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude e o Expresso Guanabara têm a honra de convidar toda a população Fariasbritense para prestigiar a apresentação da Orquestra Filarmônica Estrelas da Serra.
Dia 26 de Agosto de 2017, às 19:00h no Parque Silva Antero.

A Orquestra Filarmônica Estrelas da Serra surgiu no cenário musical cearense em 2008 e, com o apoio obtidos através do Projeto Caminhos Musicais Guanabara, teve uma ascensão surpreendente. Hoje, é considerada como uma das melhores do Estado do Ceará.  Além da música de qualidade, o que mais encanta é que a orquestra é formada por crianças e adolescentes de 09 a 21 anos, todos os estudantes da rede municipal de ensino da cidade de Croatá – CE.   Regida pelo maestro Hélio Júnior (guarda municipal) a Filarmônica tem 50 componentes que tocam saxofones, trompetes, flautas, clarinetas, baixo, bateria, dentre outros instrumentos.

O fundador da orquestra é o músico Silvério Oliveira, que fazia parte da Banda Municipal de Croatá e teve a idéia de criar uma escolinha de música para incentivar as crianças carentes da região. A partir daí, nasceu a filarmônica que foi batizada com o nome de Estrelas da Serra. O projeto beneficia, hoje, mais de 200 crianças de baixa renda do município de Croatá.  Esses jovens talentos que compõem a orquestra executam um repertório eclético, composto de músicas regionais, populares e internacionais, emocionando o público por onde passa.

Além de promover as apresentações, a Guanabara doou instrumentos musicais, reformou e também mantém a nova sede da orquestra onde são realizados os ensaios. No local, também funciona a escolinha de música para as crianças do município. Investir na cultura faz parte da política de atuação da Guanabara. É dentro dessa filosofia que patrocinamos a Orquestra Filarmônica Estrelas da Serra destes 2010, levando-a para apresentações em várias cidades, não só do Ceará como também nos estados do, Piauí, Maranhão, Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco. Estaremos iniciando a turnê 2017 no segundo semestre, e já estamos trabalhando nos agendamentos desta turnê.