Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Curso de português para professores chega a Farias Brito

Educação - Data: 4 de setembro de 2018


Uma aula inaugural na noite da última segunda (3) marcou o início das atividades do curso de atualização em Língua Portuguesa para professores da rede básica de ensino do município de Farias Brito. A capacitação é um projeto de extensão oferecido pelo campus de Crato do IFCE, em parceria com a prefeitura e a secretaria de educação de Farias Brito.São 145 professores beneficiados no município, que se juntam a 170 educadores de Nova Olinda e Altaneira, cidades do Cariri que também já recebem a capacitação. “Esse tipo de iniciativa permite que o Instituto dê uma retribuição para a sociedade. Permite dar aos professores uma melhor formação na língua portuguesa, isso consequentemente vai repercutir na formação dos alunos e toda a cadeia educacional é beneficiada”, explica o coordenador de extensão do campus de Crato, Yuri Lacerda.

O secretário de educação de Farias Brito, Cícero Menezes, conta que as expectativas são bastante positivas: “Esperamos que os professores se sintam mais preparados para a compreensão da língua portuguesa. Que isso possa tanto profissionalmente, nas salas de aula, contribuir com o aprendizado dos alunos, como também com o aprendizado de cada professor”.

O curso é composto por 240 horas de aulas práticas e teóricas, que são ministradas uma vez por semana em cada município. Para a professora Francilúcia Nery, uma das beneficiadas em Farias Brito, a capacitação é oportunidade de crescimento profissional: “Eu estou aqui no intuito de somar com os meus colegas. A expectativa é que a gente possa não ficar só aqui e levar para os demais professores que não puderam participar. É um curso que vai trazer pra gente muitos conhecimentos”.

Além dos municípios de Farias Brito, Nova Olinda e Altaneira, a capacitação é oferecida também para servidores do próprio campus do IFCE no Crato. O curso é ministrado por Augusto Monteiro, que é professor de português e servidor da instituição.

PROJETO DE EXTENSÃO

Município é o terceiro do Cariri a receber capacitação oferecida pelo IFCE
Fonte: IFCE