Dados preliminares do SPAECE 2017 apontam que a educação do Município de Farias Brito continua ocupando nível de destaque.

Educação - Data: 27 de fevereiro de 2018

Para o prefeito José Maria Gomes, os resultados preliminares do SPAECE 2017 do Município de Farias Brito vem confirmar a bravura e o compromisso dos seus professores e demais profissionais da educação, no sentido de oferecer as melhores condições de aprendizagem aos seus alunos tendo como foco a alfabetização na idade certa e o alcance de metas de aprendizagem em nível desejável, adequado que possam garantir aos alunos base sólida para o sucesso na vida escolar. “Acredito que educação deve ir muito além de transmitir o conhecimento da gramática e dos números, educar é também ensinar o aluno a saber fazer escolhas. ”, completa o prefeito.Com relação ao 2º ano, cuja proficiência do nível desejável deve estar acima de 150, o Município extrapolou a meta em todas as Escolas. A maior proficiência nessa etapa foi garantida pela Escola Isaac de Alcântara Costa que atingiu 254,04 (23,44 pontos) a mais com relação ao ano de 2016). Ainda com relação ao ano anterior, quase 90% das turmas de 2º ano do Município apresentaram crescimento, sendo destaque a Escola Evaldo Gonçalves de Pinho que teve a sua proficiência acrescida em (50,53 pontos). Segundo os dados preliminares, o nível de proficiência do 2º ano no Município de Farias Brito, foi de 229, 74, o que afirma que todas as Escolas atingiram o “Nível Desejável” de alfabetização, de acordo com a avaliação.

ESCOLAS EM NÍVEL DESEJÁVEL – 2º ANO (100% DAS ESCOLAS)

ANTÃO PEREIRA E SILVA, COSMO ALVES PEREIRA, EVALDO GONÇALVES DE PINHO, FRANCISCO CASTELO DE CASTRO, ISAAC DE ALCÂNTARA COSTA, JOAQUIM FERREIRA DOS SANTOS, JOAQUIM PEREIRA DE SOUSA, MARIA CARMOSINA PINHEIRO RODRIGUES, PEDRO FERNANDES DE ALCÂNTARA, E SANTA BARBARA.

Os resultados do 5º ano com relação à língua portuguesa, cuja escala de proficiência está acima de 225 pontos, foram os seguintes: Das 11 Escolas avaliadas todas atingiram o nível adequado, destacando-se no ranking a EEF Cosmo Alves Pereira (Quincuncá), que obteve proficiência 293,3, com 1,3 pontos a mais com relação ao ano anterior. O maior crescimento se deu na Escola Duque de Caxias (Lagoa Seca), que atingiram 54 pontos de acréscimo com relação ao ano de 2016; A proficiência do Município em Língua Portuguesa foi de 263 pontos.Os resultados de matemática com relação ao 5º ano são os seguintes: Das 11 Escolas avaliadas 07 apresentam nível adequado e 04 ainda estão no nível intermediário (proficiência abaixo de 250). A maior proficiência (318,09) foi atingida pela EEF Cosmo Alves Pereira (Quincuncá). A Escola que mais cresceu na proficiência de matemática foi a EEF Maria Carmosina Pinheiro Rodrigues (Sede), com 35,9 pontos com relação à última avaliação. A proficiência do Município em matemática foi de 266, 7 pontos)

ESCOLAS EM NÍVEL ADEQUADO –  LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA 5º ANO

COSMO ALVES PEREIRA, FRANCISCO CASTELO DE CASTRO, ISAAC DE ALCÂNTARA COSTA, JOAQUIM FERREIRA DOS SANTOS, MARIA CARMOSINA PINHEIRO RODRIGUES, PEDRO FERNANDES DE ALCÂNTARA E SANTA BÁRBARA.

Com relação a Língua Portuguesa do 9º ano o Município passou do nível crítico para o intermediário em algumas escolas sinalizando crescimento nos resultados. Das 09 Escolas avaliadas 06 delas apresentaram crescimento na proficiência, com o é o caso da EEF Joaquim Ferreira dos Santos que acrescentou 50,22 pontos á sua média com relação ao ano anterior. A maior proficiência em Língua Portuguesa foi na EEF Pedro Fernandes de Alcântara (Cariutaba) que atingiu 298,67 pontos.

ESCOLAS EM NÍVEL INTERMEDIÁRIO EM LÍNGUA PORTUGUSA-9º ano

COSMO ALVES PEREIRA, ANTONIO PAES DE ANDRADE, EVALDO GONÇALVES DE PINHO, FRANCISCO CASTELO DE CASTRO, ISAAC DE ALCÂNTARA COSTA, JOAQUIM FERREIRA DOS SANTOS PEDRO FERNANDES DE ALCÂNTARA.

Com relação à matemática 9º ano, das 11 Escolas avaliadas 03 delas apresentaram crescimento com relação ao ano anterior.  A maior proficiência é da EEF Francisco Castelo de Castro (Nova Betânia) com 294,54 pontos e que também atingiu o maior crescimento com relação à última avaliação (6,44 pontos).

ESCOLAS EM NÍVEL INTERMEDIÁRIO EM MATEMÁTICA – 9º ano

COSMO ALVES PEREIRA, FRANCISCO CASTELO DE CASTRO E PEDRO FERNANDES DE ALCÂNTARA.

Os resultados do SPAECE nos motiva a continuar oferecendo as melhores condições para que os nossos alunos e professores possam trabalhar e estudar dignamente e aprimorar cada vez mais o nível intelectual da nossa gente. Comprometemo-nos a analisar cada um dos dados apresentados e rever novos caminhos para o que não foi satisfatório. Agradecemos o esforço de todas as Escolas no sentido de engrandecer a nossa educação e elevar o nome da nossa terra. Obrigado a todos, especialmente aos nossos professores, reconhecidos pela sua missão e pelo compromisso constante. Aos Diretores, Coordenadores, funcionários, equipe técnica da Secretaria de Educação, funcionários, pais de alunos, Governo Estadual, o nosso reconhecimento pelo trabalho construindo em prol da educação da nossa Farias Brito.