Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Farias Brito realiza 7ª Conferência Municipal de Saúde

Saúde - Data: 16 de abril de 2019


Na manhã da última segunda-feira 15 de abril de 2019, Mais de 150 pessoas participaram da 7ª Conferência Municipal de Saúde, no município de Farias Brito, com o tema “Saúde e Democracia”. A conferência foi realizada no auditório do CRAS Sede, que debateu as políticas públicas no âmbito da saúde e o Sistema Único de Saúde (SUS) e definiu as propostas que serão levadas a 8ª Conferência Estadual de Saúde, nos dias 26 e 27 de junho.

O evento ocorreu com palestras sobre os três eixos de discussão: Saúde com Direito, Consolidação do SUS e Financiamento do SUS. Após, foi aprovado o regimento interno, aconteceram os debates dos grupos temáticos e, por fim, plenária final e eleição dos delegados.

Farias Brito é exemplo em saúde na nossa região e no estado de Ceará e isso é resultado de uma gestão comprometida, profissionais competentes e participação da população.

O objetivo das Conferências de Saúde é reafirmar, fortalecer e efetivar os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), público, universal, integral, equânime com financiamento adequado e regular visando garantir a saúde como direito humano e dever do Estado, com base em políticas que reduzam as desigualdades sociais e territoriais, conforme previsto na Constituição Federal de 1988. Além de propor diretrizes para formulação da Política Municipal, Regional e Estadual de Saúde e o fortalecimento do Controle Social no SUS.

A 8ª CES terá como tema central “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”. Quatro eixos serão debatidos: Eixo 1: Saúde como direito; Eixo 2: Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS); Eixo 3: Financiamento adequado e suficiente para o SUS; Eixo 4: Composição, Organização e Funcionamento dos Conselhos de Saúde.

Na etapa Estadual que ocorrerá, nos dias 26 e 27 de junho, serão eleitos 120 delegados para etapa Nacional que acontecerá de 04 a 07 de agosto, em Brasília-DF.