Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Município de Farias Brito se destaca no combate à Evasão escolar no Ano de 2018

Educação - Data: 15 de abril de 2019


Evasão escolar é o que ocorre quando um aluno deixa de frequentar a escola e fica caracterizado o abandono escolar, que historicamente é um dos tópicos que faz parte dos debates e análises sobre a educação pública.

Vários fatores podem ocasionar a evasão escolar. Dentre eles, ensino mal aplicado por meio de metodologias inadequadas, professores despreparados, problemas sociais, descaso por parte do governo e omissão da família. O debate sobre a origem do problema varia conforme o ponto de vista dos debatedores.

No Município de Farias Brito as parcerias estabelecidas para a garantia da permanência dos alunos na Escola têm atingido os objetivos propostos.  Nas 12 Escolas de Ensino Fundamental a evasão no ano 2018 tem sido cada vez mais reduzida, sendo que em 09 delas o crucial problema se mostra totalmente erradicado segundo os indicadores.

O compromisso do Governo Municipal garantindo o acesso a todos, buscando os alunos nos mais longínquos rincões do Município, tem feito a diferença e proporcionado a igualdade para que todos tenham direito à educação pública. Outro fator determinante para o combate tem sido as constantes campanhas de mobilização realizadas em toda a rede de ensino, entre elas “Fora da Escola Não Pode”, que a cada ano tem sido levada mais a sério por parte dos educadores, das famílias e da sociedade como um todo.

Além disso, campanhas diversas de incentivo tem sido desenvolvida, garantia da merenda escolar de qualidade, oferta do transporte, estabelecimento de parcerias com as famílias e órgãos governamentais e não – governamentais no intuito de aperfeiçoar os serviços educacionais e garantir dignas condições de aprendizagem a todos os estudantes.

A determinação das equipes escolares, especialmente dos professores, tem sido fundamental para a garantia da permanência e do sucesso dos alunos nas nossas Escolas, construindo metas, buscando parcerias e, sobretudo dinamizando os processos de aprendizagem nas salas de aula.

Agradecemos as constantes parcerias estabelecidas com a Secretaria de Saúde, Assistência Social, Cultura, Transporte, Infraestrutura, Agricultura, bem como a todos os envolvidos na garantia das políticas públicas de inclusão e de igualdade ao direito à educação.

O nosso reconhecimento ao Sr. Prefeito Municipal José Maria Gomes Pereira pelo apoio dado à educação municipal, buscando sempre oferecer o melhor para a qualidade dos serviços.