Prefeito de Farias Brito apresenta balanço positivo dos 100 dias de gestão

Administração - Data: 20 de abril de 2017

O balanço dos 100 primeiros dias da administração do prefeito Zé Maria, em Farias Brito demonstram trabalho e ação em todas as áreas. Já foram várias conquistas importantes para o município nos três meses de gestão, dando seguimento ao processo de crescimento e desenvolvimento da cidade.

Farias Brito apresenta avanços nos 100 primeiros dias da gestão Zé Maria

O município de Farias Brito tem conquistado muitos avanços administrativos, dando seguimento ao seu processo de desenvolvimento. Nos primeiros 100 dias de governo do prefeito Zé Maria (PCdoB), já é possível notar conquistas em várias áreas.

Com uma equipe comprometida, o prefeito está empenhado em trabalhar e conseguir parcerias com os Governos do Estado e Federal para garantir mais investimentos para o município. Zé Maria já esteve em Brasília percorrendo Ministérios e manteve contatos com o ministro da Integração, Helder Barbalho e o senador Eunício Oliveira (PMDB).

No Ministério da Integração, o prefeito cobrou novamente recursos para o saneamento básico da sede do município, quando esteve reunido com o Secretário Executivo do Ministério, Mario Ribeiro. Pedido feito também ao Senador Eunício Oliveira, que prometeu defender o pleito do saneamento junto ao Ministro Helder Barbalho.

Outro contato importante para o desenvolvimento do município foi feito com a presidente da Agencia de Desenvolvimento do Estado do Ceará (ADECE), Nicolle Barbosa), objetivando atrair investimento para Farias Brito. A presidente da Adece agendou uma visita de um técnico para avaliar a possibilidade de instalar alguma unidade de fabricação de componente calçadista.

Na área da Educação, a Secretaria Municipal lançou o Projeto REVOAR, na Cadeia Pública de Farias Brito, que visa fortalecer a inclusão dos detentos através da educação. Com o projeto, os participantes terão acesso a serviços de formação, no intuito de reintegrá-los ao convívio social, numa parceria com a Escola de Ensino Fundamental- EEF Antônio Paes de Andrade.

Outra medida importante na área foi a elaboração e encaminhamento do Projeto de Lei Completar 001/2017 que reajusta o piso nacional do magistério, enviado ao Poder Legislativo em Regime de Urgência para pagar o piso atualizado aos profissionais da educação.

Na área da habitação, Farias Brito também recebeu uma boa notícia. Segundo o prefeito Zé Maria “tive a satisfação de receber comunicado da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) autorizando abrir procedimento licitatório para construir 10 unidades habitacionais do Programa de Combate a Doenças de Chagas, sendo quatro para serem construídas no Sitio Oitis e seis no Sitio Pobre. ”, enfatizou o prefeito.

Na parte de infraestrutura, a Secretaria de Obras e Infraestrutura fez a recuperação da passagem molhada localizada na Zona Rural da Cabaceira, e mesmo no período de chuvas, está trabalhando para melhoria das estradas do município. Essa passagem molhada que dá acesso à comunidade da Canabrava, apresentava várias erosões oferecendo risco de acidentes, após a reforma, está em perfeita condição de uso, facilitando o tráfego de carros, motos e bicicletas.

De acordo com o prefeito, já está em trâmite o calçamento do Pontal do padre Cícero até a Vila Umari, além da cobertura da quadra do parque de vaquejada Silva Antero.  Zé Maria tem trabalhado para conseguir obras e tem conquistado várias vitórias.

Outra importante conquista veio na área da saúde. Farias Brito é o segundo município do Ceará a ter a certificação das Unidades Básicas de Saúde (UBS), pela implementação das ações da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil, um programa do Governo do Estado em parceria com o Governo Federal. A entrega do certificado aconteceu no último dia 18.

Também foi implantado nos postos de saúde do município, o prontuário eletrônico, permitindo assim a integração dos atendimentos dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) nacionalmente a todas as unidades de saúde que já tem o sistema de prontuário eletrônico em funcionamento.

Na parte cultural, a reativação do Cine Quixará das Artes, tem chamado a atenção dos Fariasbritenses, que se sentem felizes com o retorno das atividades. O Cine voltou com uma cara nova, agregado ao famoso serviço online de transmissão de filmes e séries de TV, NETFLIX.

A nova proposta Político Cultural visa reestruturar e revitalizar os espaços para a produção e promoção cultural, fazendo o elo entre os promotores da cultura e a população, contribuindo efetivamente para o estabelecimento de uma identidade enquanto cidadania passando a somar os esforços do governo para a melhoria da qualidade de vida e o fomento de Políticas Culturais.

São muitos os avanços já conquistados e a prefeitura vem atuando para melhorar a vida dos munícipes e o prefeito Zé Maria reafirma o compromisso de trabalhar diuturnamente na busca de melhorias que tragam mais crescimento e desenvolvimento ao município de Farias Brito.